Execução de Projetos de Combate a Incêndio

Equipe de engenheiros especializada na execução de projetos completos.

Excelência na Execução de Projetos de Combate a Incêndios

A execução de projetos de combate a incêndio pela PHN Engenharia é realizada por colaboradores altamente qualificados e especializados, que irão prestar assessoria em todas as etapas, de acordo com a determinação dos órgãos responsáveis.

A PHN Engenharia é especializada em fornecer execução e projetos contra incêndio adequados segundo as especificações técnicas e parâmetros legais, possui ampla experiência para atender e oferecer prestação de serviços às empresas de vários segmentos com eficiência e qualidade em Brasília e região.

A PHN Engenharia atua desde 2015 no ramo e trabalha com mão de obra qualificada para executar projetos de prevenção e combate a incêndios e orienta os clientes, quanto a utilização de equipamentos e materiais de alta performance.

A combinação de conhecimento técnico, mão de obra qualificada e utilização materiais certificados e de alta qualidade, resulta em sistemas para prevenção e combate a incêndio confiáveis e de longa durabilidade.

Proporcionamos aos nossos clientes a segurança necessária para a continuidade das suas atividades, sem o risco das interrupções e prejuízos causados por um eventual sinistro.

CREDENCIAMENTO:

CREA nº 22511/D-DF
CBMDF nº EMP-S/109-20

O investimento em equipamentos de proteção contra incêndio é essencial para a prevenção de incêndios em construções.

O sistema de combate a incêndio predial deve detectar com eficiência e assertividade focos de incêndio e combatê-los de maneira rápida e precisa, minimizando danos físicos ou materiais.

Toda edificação ou espaço destinado para o uso de grande concentração de pessoas dentre eles residências, comércios em geral, indústrias, condomínios, shoppings centers e outros devem ter implementados projetos de combate a incêndio.

Os projetos devem ser executados por uma empresa com alto conhecimento no setor, experiência e excelente qualidade. Além disso, é preciso seguir todas as determinações técnicas dos órgãos reguladores, como Corpo de Bombeiros e ABNT.

Antes da implementação da instalação contra incêndio, ainda no momento de planejamento do projeto, é preciso considerar: medição de distância de alcance até as saídas, controle da fumaça, resistência ao fogo, mensuração da dimensão dos degraus de escadas, corrimãos, combustibilidade, vedações, controle de carga, resistência de acabamentos e outros, barreira de propagação, além das demais características da engenharia do local.

Uma vez realizado esse estudo e classificando-se as ocupações, deve-se determinar quais tipos de equipamentos precisam ser instalados na instalação contra incêndio. Exemplos:

Sistema de proteção por extintores

Projetar um sistema de extintores portáteis consiste em selecionar corretamente o tipo, a quantidade e a localização dos extintores necessários para se combater os princípios de incêndio.

Sistema de iluminação de emergência

A iluminação de emergência autônoma garante a luminosidade do ambiente em casos de queda de energia elétrica, sendo acionada automaticamente para ativar o funcionamento. Possuem baterias internas, ou seja, contém a própria fonte de alimentação.

Sistema de sinalização de emergência

A sinalização de emergência é exigida para qualquer tipo de edificação. O elemento de sinalização de emergência e suas partes devem atender aos requisitos de desempenho estabelecidos, para que seja garantida sua legibilidade e integridade.

Sistema de detecção e alarme de incêndio

Um sistema de detecção e alarme de incêndio conta com um conjunto de acessórios que juntos fazem a segurança e prevenção dos incêndios. Pode ser convencional, analógico ou programado a partir de endereços.

Sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA)

A função do SPDA é direcionar e dissipar as descargas atmosféricas por um caminho seguro até a terra. Ele evita/minimiza os danos em construções e pessoas oriundos de tais descargas.

Sistema de proteção por hidrantes

Esse sistema tem o objetivo de combater ou conter o incêndio até a chegada do corpo de bombeiros. Dentro do abrigo devem conter no mínimo os seguintes equipamentos: válvula de globo angular, mangueira de hidrantes, esguichos, chaves de mangueira.

Sistema de proteção por chuveiros automáticos - sprinklers

Tem a função de retardar a propagação do fogo para o restante da edificação, até a chegada da unidade do Corpo de Bombeiros. Sua grande vantagem é o acionamento de alarme simultâneo com o início da operação do sprinkler, o que auxilia na fuga rápida e segura.

Principais tecnologias para os sistemas de detecção e alarme de incêndio

Sistema de detecção e alarme de incêndio pontual convencional: para salas pequenas, com capacidade máxima de 20 equipamentos por laço / circuito.

Sistema de detecção e alarme de incêndio endereçável analógico algorítmico pontual: para aplicação em salas grandes, com capacidade máxima de 250 dispositivos por loop.

Sistema de detecção e alarme de incêndio por barreira: para salas e galpões com pé direito acima de 8 metros. Funciona com base no princípio de obscurecimento de luz, onde a presença de fumaça bloqueia parte da luz do feixe.

Sistemas de detecção a laser de alta sensibilidade: para a detecção precoce das partículas em suspensão no ambiente quando ocorre superaquecimento de um componente eletrônico ou da infraestrutura de energia. É utilizada em data centers, missão crítica, bibliotecas, galerias de arte, câmaras frigoríficas etc.

Sistema de detecção linear: para transformadores de energia, infraestrutura elétrica (eletrocalhas e leitos), entre outros. Aqui, o meio físico é utilizado para realizar a detecção por temperatura dos equipamentos protegidos.

A execução de projetos de combate a incêndio deve ser realizada por equipe de engenheiros qualificados e capacitados. Também é preciso realizar um completo estudo do estabelecimento, para a instalação dos detectores e sistemas de combate às chamas certos. A empresa de engenharia também deve levar em conta as necessidades de manutenção dos sistemas de alarme.

CREA-DF
CREA-DF

Somos registrados junto ao CREA nº 22511/D-DF e possuímos profissionais legalmente habilitados ao exercício da profissão. 

cbm
CBMDF

Somos credenciados pelo CBMDF sob número EMP-S/109-20, para elaboração de projetos, venda de materiais e execução de sistemas de proteção contra incêndio.

abnt
ABNT

Seguimos rigorosamente as normas da ABNT desde a elaboração do projeto.

Requisitos para eficácia e segurança

Requisitos de um sistema de prevenção e combate a incêndio

Um sistema de prevenção e combate à incêndio eficiente necessita ter, entre outras coisas:

– Um projeto que seja idealizado de acordo com as normas técnicas dos fabricantes e normas internacionais, respeitando, ainda, as normas e leis em vigência no país;
– Equipamentos com certificados de qualidade;
– Instalação realizada com precisão, padrão e qualidade;
– Uma configuração técnica, sem falhas, do sistema.

Se houver qualquer falha, o sistema de prevenção e combate a incêndio pode ter sua eficácia comprometida, o que pode significar riscos à segurança do patrimônio como um todo, riscos à vida e, naturalmente, prejuízos financeiros no caso da ocorrência de sinistros.

Um eficiente sistema de prevenção e combate à incêndio deve ser respaldado por empresas certificadoras de qualidade. As mais importantes certificadoras são a FM (Factory Mutual Global) e a UL (Underwriters Laboratories).  Um sistema de prevenção e combate à incêndio com certificado da FM e UL é garantia de segurança.

Após a execução de projetos de combate a incêndio, a edificação passará por uma vistoria do Corpo de Bombeiros que, sendo aprovada, emitirá o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), atestando condição de segurança e uso do estabelecimento. 

(61)9-9222-1997